09/02/2012

Como Tratar a Falta de Libído


Muitas mulheres sofrem com a falta de libido, mas não procuram ajuda por vergonha ou por comodidade. Terapias de casal, ioga e reposição hormonal são os principais tratamentos.

Falta de desejo sexual
Muitas mulheres sofrem com a falta de libido, mas não procuram ajuda por vergonha ou por comodidade. (Foto: Divulgação)
Frente a um problema sexual, muitas pessoas preferem a reclusão ao ter que compartilhar o seu problema com alguém buscando soluções. Dentre os problemas sexuais que mais atingem as mulheres , um deles é a falta de libído, ou seja, a falta de desejo sexual. Se você está passando por um problema assim, não entre em desespero, é possível se tratar e voltar a sentir desejo e prazer sexualmente.
Diversos fatores são responsáveis pela falta de libído, algumas fases mais difíceis da vida, gravidez, menopausa, tudo isso pode causar uma alteração hormonal e mexer com o desejo sexual feminino. O desejo sexual receve influencia tanto de fatores orgânicos como de fatores psicológicos, e na maioria dos casos tem tratamento.

O que causa a falta de libido?

A libido é algo muito variável, podendo ser influenciada pela idade, pelo estado em que a sua saúde se encontra, variando de pessoa pra pessoa e variando também de intensidade ao longo da vida. Quando há disfunções hormonais, como déficit na produção dos hormônios testosterona e prolactina, o uso de medicamentos antidepressivos, anticoncepcionais, a presença de depressão, ansiedade e estresse, a chance de se ter uma queda na libído é bem alta.  Se a saúde da mulher está boa, um dos principais fatores na falta de desejo sexual é o estresse do dia a dia e causados por eventos especiais. Embora a maioria seja causada pela alteração hormonal.
Outra causa bastante comum para a queda do desejo sexual é após a gravidez. Isso acontece pois na fase de amamentação há uma produção exacerbada do hormônio prolactina, o que causa um bloqueio da produção dos outros hormônios femininos, além disso, os aspectos psicológicos também influenciam diretamente, pois a mãe começa a dedicar a vida a suprir todas as necessidades do bebê, esquecendo dela e das suas próprias necessidades. A menopausa também está entre as principais causas de redução da libido. Isso acontece pois a partir dos 35 anos de idade, há um queda significativa na produção hormonal, resultando na falta de desejo.

Como tratar a falta de libido?

Falta de Libido
Terapias de casal, ioga, massagem e reposição hormonal são os principais tratamentos para a falta de libido. (Foto: Divulgação)
Primeiramente, é extremamente importante que a mulher busque assistência médica para descobrir qual a causa da falta de desejo, sem saber a causa não será possível tratar. Caso a causa não seja alguma alteração hormonal, o profissional da saúde irá indicar outro profissional que seja responsável pela área afetada que esteja causando a queda de desejo.
Normalmente, se a falta de desejo é de causa emocional, especialistas irão recomendar terapias que possuem o objetivo de fazer com que a mulher se desligue de problemas, focando sempre na causa. Se o problema for conjugal, o especialista provavelmente orientará o casal a procurar uma terapia de casal, mas se o estresse provocado for de fatores externos, como trabalho e outros, algumas terapias como ioga e massagens são mais recomendadas.
No caso de alterações hormonais, o tratamento mais adequado é através da reposição hormonal, visando suprir a necessidade que o corpo tem de ter o número apropriado de hormônios, para que não tenha alterações e nem sofra com consquências como a falta de libido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK